{ Estudo Bíblico do Livro de Romanos – Capitulo 3 }

Estudo bíblico do livro de Romanos

Romanos 3

Meus pensamentos sobre este capítulo …

O que se destacou para mim neste capítulo foi como Paulo começou a listar as partes do corpo, do topo da nossa cabeça ao fundo dos nossos pés para mostrar a injustiça do homem.

Com que frequência pensamos: “Não sou pecador como a próxima pessoa …” e, no entanto, cada parte do nosso corpo nos provou errado: nossas bocas, nossas mentes, nossos corações, nossas mãos, nossos pés, nossos olhos …

Uma vez que chegamos ao ponto em nossas vidas que vemos nosso pecado pelo que é, começamos a ver nosso Deus por Quem Ele é – amoroso, compassivo, gracioso e gentil.

Perguntas e respostas…

Se não há parcialidade com Deus, qual é a vantagem de ser judeu?

Eles eram o povo escolhido de Deus, na medida em que eram a linhagem através da qual o Messias viria. Tudo o que Deus lhes confiou, incluindo a lei, a escrita das escrituras e a criação do templo apontou para o Messias vindouro.

Como a nossa injustiça pode demonstrar a justiça de Deus?

Da mesma forma que o preto é um forte contraste com o pecado branco, traz a pureza radiante da bondade e da graça de Deus. Deus ama o pecador. Quanto mais profundamente estamos em nosso pecado, maior ainda é Sua abundante graça e perdão.

Ao longo da Escritura, vemos pessoas doentias usadas por Deus para demonstrar Sua glória. Você pode nomear alguns deles?

Judas foi usado no plano de Deus para cumprir as escrituras e levar Cristo à cruz.

O faraó foi usado para exibir a poderosa glória e força de Deus, pois Ele liberou o Seu povo da escravidão.

Haman foi usado não só para se destruir, mas para elevar o povo de Deus no reino.

Os irmãos de José costumavam entregá-lo aos egípcios, onde Deus promoveu e abençoou Joseph.

Em cada uma dessas histórias, Deus usou o orgulho e a pecaminosidade do homem para a Sua glória. Joseph articulou isso bem quando disse a seus irmãos: “Você pretendia me prejudicar, mas Deus quis que fosse bom o que está sendo feito, a salvação de muitas vidas” – Gênesis 50:20

Se a sua injustiça demonstrou a justiça de Deus, por que eles deveriam ser julgados?

Porque era sua maldade e seu orgulho que era usado. Embora Deus tenha podido usá-lo para o bem, foi sua escolha fazer o mal.

Que argumento Paulo faz para provar que todos estamos sob pecado?

Usando versos dos Salmos e de Isaías, Paulo aponta que toda parte do homem é pecaminosa: nossas gargantas, nossas línguas, nossos lábios, nossos pés, nossos olhos … se afastaram do Senhor.

Se a lei não tornasse os homens justos, a que propósito servia?

Para mostrar aos homens quão pecaminoso ele era, mostrar-lhes a necessidade de redenção e apontá-los para a justiça do Messias vindouro.

Como se torna justo?

Paulo escreve: “todos são justificados livremente pela sua graça através da redenção [que nos compra] que veio por Cristo Jesus. Deus apresentou a Cristo como um sacrifício de expiação [restituição para o nosso pecado], [ i ] através do derramamento de seu sangue – para ser recebido pela fé “(vs. 24 e 25, NVI).

Como Deus demonstrou Sua justiça para nós?

Ele demonstrou Sua justiça para nós enviando Seu Filho para morrer pelos nossos pecados.

A justiça de Deus anulou a lei (tanto a lei moral quanto a lei do Velho Testamento)?Explique sua resposta.

Para anular algo seria cancelar ou dizer que não tinha nenhum uso ou nenhum valor. A lei no entanto era uma parte importante do plano de Deus para o homem.

A lei com seus mandamentos e regulamentos foi implementada tanto para mostrar aos homens quanto pecaminosos e sua necessidade de redenção. Apontou para o Messias vindouro que tiraria os pecados do mundo.

As cerimônias foram mantidas e os sacrifícios foram feitos, mas esses sacrifícios eram impotentes, pois eles simplesmente sombreavam o futuro Cristo.

Gálatas 3:24 refere-se à lei como um “professor de escola”, pois levou os homens a Cristo.

A lei demonstra a injustiça do homem, e a injustiça do homem demonstra a justiça de Deus.

Pagina Para Colorir, para imprimir click aquiclick aqui

Caminhem com o REI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *