{ Estudo Bíblico do Livro de Romanos – Capitulo 2 A Justica Justa de Deus }

Estudo bíblico do livro de Romanos

Desça a página para todos os recursos gratuitos desta semana, incluindo nossa agenda dessa semana, algumas notas e citações, as perguntas de estudo/debate do Capitulo 2 .


Horário de Leitura desta Semana:

5 de junho – Seg / Ter – Romanos 1 

7 de junho – Qua / Thur – Romanos 2

9 de junho – Sex / Sáb – Romanos 3

11 de junho – domingo – Descanso

FAQ: como faço para participar deste estudo?

E simples!

Às segundas feiras vou ter novos princípios para você (veja os links abaixo) aqui mesmo no blog. A sexta-feira é um recapitulação da semana, e meus pensamentos sobre o estudo. Durante a semana, você vai estudar em casa, seguindo o esboço do guia de estudo. Você pode estudar sozinho ou com um grupo de amigos – bem adequado para qualquer um. Além das minhas postagens aqui, você pode me encontrar no Facebook . Vou postar minhas entradas no diário e compartilhar meus pensamentos. Eu também abrirei a discussão para você compartilhar suas idéias todas as segundas, quarta e sexta-feira durante a série de estudo, postarei as perguntas sobre cada capitulo para irmos a fundo no conteudo.

7 de junho de 2017
Tempo de discussão – Romanos 2 – Juízo Justo de Deus
Você já fez seu estudo da Bíblia ainda? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo, ou no grupo da GMG Austria – Portuguese.
Meus pensamentos sobre este capítulo …
Neste capítulo, Paulo adverte contra julgar os ímpios. Como vemos em Corinthians, no entanto, Paulo está instruindo a igreja a julgar uma situação particular em que um homem estava envolvido em imoralidade sexual:
Para o que devo fazer para julgá-los também que estão sem? Você não julga os que estão dentro? Mas os que estão sem Deus julgam. Portanto, retire de entre vós a pessoa perversa. – 1 Coríntios 5: 12-13
E, portanto, devemos examinar esses versículos em seu contexto, e a Bíblia como um todo. Quais são os pontos que Paulo está tentando enfatizar aqui? Que Deus julgará o impuro, evite as armadilhas do orgulho e tenha paciência com aqueles que ainda não se arrependeram.
Há uma diferença entre alguém que está na igreja, professando ser um crente e alguém fora da igreja que não aceitou o Senhor como seu Salvador. Mesmo assim, devemos exercer sabedoria e discernimento dentro da igreja, e é por isso que é bom ter uma liderança forte.
Eu amo o que John Piper escreveu: “Demore a julgar”. Ele continua dizendo: “Quando o pecado flagrante é confirmado, os cristãos devem julgar amorosamente os cristãos. Mas na maioria das situações, devemos ser muito lentos para julgar, exercitando grande cuidado e restrição. Nossa carne pecadora tem um gatilho para julgar os outros. Devemos ter uma suspeita saudável de nosso próprio orgulho, e manter as palavras de Jesus tocando em nossos ouvidos: “Não julgue, para que não seja julgado.” (Mateus 7: 1)

Questões:
Como Paulo aborda a auto-justiça no início deste capítulo?
No capítulo um, Paulo fala da ira de Deus contra os ímpios. Sabendo que alguns que lêem essas palavras podem inchar com orgulho, Paulo lembra severamente, no capítulo 2, que o próprio fato de nos levar ao arrependimento foi a paciência, a paciência e a bondade de Deus.
Em outras palavras, nós fomos tão pecadores quanto os ímpios, mas Deus foi paciente e compassivo ao nos levar ao arrependimento.
Quais os três atributos que Paulo usa para descrever as riquezas de Deus?
Bondade, paciência e longanimidade.
Como esses atributos funcionam para levar o homem ao arrependimento?
Às vezes, leva um dia e, às vezes, leva uma vida para um homem chegar ao arrependimento. Deus é paciente e duradouro. Ele espera, e Ele ama, e Ele derrama Sua bondade sobre nós até que finalmente percebamos o quanto precisamos dele. Às vezes é um sussurro, e outras vezes é um julgamento que nos leva de joelhos diante de Ele, mas o que quer que seja necessário para nos alcançar, existe a bondade ea tolerância de Deus.
O que aprendemos do versículo 5 sobre as pessoas que Paulo está abordando?
A bondade de Deus é vertida diariamente nos justos e os injustos. Como vemos nos versos quatro e cinco no entanto, alguns interpretam mal a Deus de Deus, achando que eles encontraram favor com Ele e, portanto, não há necessidade de arrependimento.
Paulo está abordando esta mentalidade com uma advertência do julgamento e da ira de Deus.
O que acontecerá no dia do julgamento?
Deus renderá a cada um de acordo com as suas ações; para aqueles que, por uma paciente continuação em bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade, a vida eterna; mas aos que são contenciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça e à indignação E ira, tribulação e angústia, sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiro do judeu e também dos gentios;
Qual é a diferença (se houver) entre aqueles que pecam sob a lei e aqueles que pecam sem a lei?
Os que pecam sem a lei são aqueles que desconhecem o pecado nas suas vidas. Aqueles que têm conhecimento do pecado e continuam a pecar pecam sob a lei. No Antigo Testamento, a lei foi escrita em tabuletas de pedra, na nova aliança no entanto, a lei está escrita em nosso coração.
“Esta é a aliança que eu farei com eles naqueles dias, diz o Senhor, colocarei minhas leis nos seus corações, e em suas mentes as escreverei.” – Hebreus 10:16
Enquanto continuamos a andar com o Senhor, o Espírito abre os olhos para a verdade de Deus e nos dá uma compreensão mais profunda da vontade de Deus:
“Eu tenho muito mais a dizer-lhe, mais do que agora você pode suportar. Mas quando ele, o Espírito da verdade, vem, ele o guiará para toda a verdade. Ele não falará sozinho; Ele falará apenas o que ele ouve, e ele lhe dirá o que está por vir. Ele me glorificará porque é de mim que ele receberá o que ele lhe dará a conhecer. Tudo o que pertence ao Pai é meu. É por isso que eu disse que o Espírito receberá de mim o que ele lhe dará a conhecer. “(João 16: 12-15)
Como os judeus blasfemaram o nome de Deus?
Eles estavam pregando uma coisa e fazendo outra. Roubando, cometendo adultério e participando de idolatria, enquanto falava sobre essas coisas. Este é um exemplo daqueles que pecavam sob a lei.

Do que é a circuncisão simbólica que Paulo comenta no versiculo 17-24?
É simbólico de cortar a carne pecaminosa (o eu anterior) em nossas vidas para seguir o espírito. Gálatas 5: 17-18 diz:
“Porque a carne confia contra o Espírito, eo Espírito contra a carne; e estes são contrários os uns para os outros; para que não possais fazer as coisas que fostes. Mas se você for levado do Espírito, não estáis debaixo da lei “.
De acordo com o Novo Testamento, há judeus físicos e espirituais. Como se torna um judeu espiritual?
Através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo. Um judeu espiritual ou o que Paulo se refere como um judeu interiormente são aqueles que caminham no Espírito. Eles crucificaram o pecado que costumavam servir e ressuscitaram com Cristo para servi-Lo. Como Colossenses 3: 1-3 diz:
“Se ressuscitassem com Cristo, busquem as coisas que estão acima, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Defina sua afeição nas coisas acima, e não nas coisas da Terra. Pois você está morto, e sua vida está escondida com Cristo em Deus “.

Material esta disponivel para impressao aqui:

Caminhem com o REI,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *