{Proverbio 22:06}Instrui a crianca no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

 

O que significa “Instruir uma criança”?

Como cristãos, acho que tomamos Provérbios 22: 6 como uma promessa. Se formarmos nossos filhos em lares cristãos, eles crescerão para serem cristãos que honram a Deus. No entanto, eu acho que precisamos ter cuidado ao reivindicar algo que pode não ser tecnicamente uma promessa. Lembre-se os ensinamentos de Deus nao voltam vazio, (semente) mas nao podemos clamar disso uma promessa.
O livro de Provérbios não foi escrito como uma promessa. Em vez disso, foi escrito como sabedoria de um pai para seus filhos. Inspirado de Deus para ser lições para nós.

Quando treinamos nossos filhos para seguir o Senhor, estamos fazendo o que faríamos na vida de qualquer um em que investimos. Estamos plantando sementes do Evangelho da Graça em suas vidas. Deus se encarrega do resto- não nós. Há livre arbítrio envolvido – e não podemos “fazer” os nossos filhos serem crentes. A coisa mais importante que podemos fazer pelos nossos filhos é mostrar-lhes fé.

“Train Up A Child” ” Instruir nossas criancas” é um processo de gestão. Assim como as finanças, nossas casas, nossos empregos, nossos casamentos, nossos ministérios – nossos filhos são presentes de Deus.

Como treinar uma criança?

O livro de Provérbios é cheio de sabedoria de maneiras que podemos treinar nossos filhos. Seguem-se alguns passos simples:

Esteja presente – Para treinar crianças, devemos estar presentes em suas vidas. Você não pode treinar alguém ou algo que você não é uma parte ativa. Embora não haja verso específico para este ponto, eu acho que concordamos que não podemos investir em algo que não gastamos tempo com. Nossos maiores investimentos na eternidade virão com nossos maiores investimentos do nosso tempo.
A Palavra de Deus – Há muitos versículos em Provérbios que fala sobre obedecer ao comando e escrever o comando da mãe e do pai no  coração de uma criança. Precisamos de tempo investindo a Palavra de Deus  nas vidas de nossas crianças. Versos impressionantes sobre isto são: Provérbios 1: 8, Provérbios 6:20

Disciplina:

Provérbios 23:13 e Provérbios 22:15 fala sobre disciplina. Embora existam extremos que não devemos seguir em nossa disciplina, precisamos ter certeza de que estamos mostrando um equilíbrio igual de verdade e graça em nossa casa. Deve haver conseqüências para as ações. Nós também precisamos tomar momentos em que podemos dar graça aos nossos filhos, e ajudá-los a trabalhar através de suas más escolhas com graça e amor. Um equilíbrio igual a este é fundamental – so que sao pais sabemos que e uma luta às vezes nos sentimos tao discourajadas e frustadas. Mas tentamos sempre procurar a orientação de Deus para disciplinar na vida de nossos filhos – mas saiba que você está dando-lhes vida se você os amará o suficiente para ter regras e expectativas para que eles sigam. Além disso, certifique-se de que essas regras e expectativas são adequadas à idade. (Outros versículos: Provérbios 19:18, Provérbios 15: 5)
Guia seus filhos – Mesmo as crianças são conhecidas pelo que fazem (Provérbios 20:11). Precisamos guiar nossos filhos. A melhor maneira de guiá-los é ser um bom exemplo para eles. O que eles vêem você fazendo para o reino de Deus.

Treinar uma crianças é uma tarefa difícil e longa. No entanto, ele vem com recompensas eternas. É uma das minhas maiores paixões – mas ainda tenho muito que aprender, como sempre digo, nunca julgue uma mae, porque so sendo uma para saber o quao dificil e educar e disciplinar.

E  você? Quais são algumas ferramentas que você usa enquanto treina seus filhos?

 

Caminhem com o Rei,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *